Mariana Rodrigues


Mariana Rodrigues

Mariana Rodrigues tem 17 anos e atualmente frequenta o ensino secundário no curso cientifíco-humanístico de Línguas e Humanidades na Escola Secundária da Amadora. É Embaixadora Júnior do Parlamento Europeu e pretende seguir o seu percurso académico com uma licenciatura em Ciências da Comunicação.


Tema abordado:

- A Pandemia Covid-19.



1.Conte-me um pouco sobre si. Qual é a sua profissão, o seu percurso? Sou estudante na Escola Secundária da Amadora. Estou no último ano do secundário e assim que acabar pretendo ir para a Universidade, integrando-me no curso de Ciências da Comunicação.


2.O que se alterou na sua vida com a pandemia do covid-19?

Os novos métodos de estudo, a rotina de saídas com amigos, as compras para casa e os cuidados pessoais foram as principais mudanças. A vida de "antes do covid" nunca mais volta. O mundo mudou.


3.Que efeitos tem tido esta pandemia, na sua vida, em termos laborais? Com o vírus por aí, passo muito mais tempo ao computador do que ao redor da Natureza. Sempre surgem medidas às quais ninguém pode escapar nem desrespeitar, então passo muito mais tempo em casa do que passava antes.


4.Na sua ótica, quais têm sido os efeitos desta pandemia na economia do nosso país? A pandemia do covid-19 foi, para mim, um choque na história, justamente porque foi mundial e porque nenhum país e governante estava preparado. Com a instalação deste vírus por todo o globo terrestre, a economia foi derrubada. Portugal teve de ser obrigado a ignorar alguns assuntos de Estado com o objetivo de reter os efeitos desta doença. O início foi um período difícil e ainda não recuperámos totalmente da crise.


5.Que lições podemos retirar de todo o percurso desta pandemia? Éramos felizes e não sabíamos, não dávamos valor à liberdade de antes. Ainda estamos longe do fim desta fase pandémica, mas já passámos por muito para chegar até aqui. "Cuidar e proteger" é a lição mais importante a que podemos chegar. O vírus ataca de surpresa e o cuidado nunca é pouco.


Entrevista realizada por Ana Matilde Reis
Coordenação/Tutoria: Professora Ana Sofia Pinto