Filomena Costa


Filomena Costa

Filomena Costa é professora de História. Frequentou para além da sua licenciatura em história, o curso de direito. Sempre teve em si a vontade de ensinar e fazer a diferença na vida escolar de alguém.


Tema abordado:

- A Pandemia Covid-19.


1.Conte-me um pouco sobre si. Qual é a sua profissão, o seu percurso?

Sou professora de História leciono já existem alguns anos, mas antes da minha licenciatura frequentei o curso de Direito. Sempre tive a ideia que queria ensinar, e que podia fazer a diferença na vida escolar de alguém. Tenho lecionado em diversas escolas o que faz com que conheça várias realidades escolares.

2.O que se alterou na sua vida com a pandemia do covid-19?

Na verdade, o Covid não alterou muito as minhas rotinas, mas ensinou-me a ser mais tolerante e a ter mais cuidados no que diz respeito à desinfeção das mãos, dos espaços onde estou. De resto tento seguir as recomendações da DGS. Sou uma pessoa que se adapta muito bem a situações novas e por isso não tenho sentido desconforto em relação a esta nova realidade.

3.Que efeitos tem tido esta pandemia, na sua vida, em termos laborais?

Aqui neste setor é que as coisas se complicam. Para mim os alunos são um todo e a afetividade faz parte do meu dia a dia com eles. Essa foi a grande dificuldade, porque temos alunos que necessitam de um abraço, de um aperto de mão e a aula retoma o seu curso para eles com a maior das produtividades.

4.Na sua ótica, quais têm sido os efeitos desta pandemia na economia do nosso país?

A nível económico o nosso pais foi muito afetado e existem setores com muitas dificuldades. Na realidade penso que as pessoas são responsáveis pelos seus atos e que o não cumprimento das regras leva a que a situação esteja um caos. Temos que pensar em ideias e projetos novos para superar esta crise, inovar e acreditar que cabe a cada um de nós melhorar a situação.

5.Que lições podemos retirar de todo o percurso desta pandemia?

Que é necessária compreensão, tolerância, amizade esforço coletivo e pensamento positivo. Saber que as regras devem ser seguidas sobretudo quando o não cumprimento põe em causa a vida de outras pessoas que nos são próximas ou não.


Entrevista realizada por Ana Matilde Reis

Coordenação/Tutoria: Professora Ana Sofia Pinto