Fernanda Sousa


Fernanda Sousa

Fernanda Sousa é Lojista e Ilustradora Freelancer. 


Tema abordado:

- A Pandemia Covid-19.


1. Qual é a sua profissão?

Lojista e Ilustradora Freelancer.


2. O que se alterou na sua vida com a pandemia do Covid 19?

Honestamente, o mesmo que para todos, a utilização de máscara, a constante desinfeção das mãos, limpeza das compras...


3. Que efeitos tem tido esta pandemia, na sua vida, em termos laborais? 

No meu local de trabalho, para além de ter mudado o facto de atualmente termos limite de clientes em loja, temos de fazer obrigatoriamente desinfeção dos artigos e das superfícies após a utilização dos clientes. Estive, também, por duas vezes em casa durante 3 meses, devido ao shopping onde trabalho ter encerrado devido ao confinamento, no entanto, isso deu-me algum tempo para desenvolver com mais facilidade trabalhos para clientes pois também sou ilustradora.


4. Na sua opinião, quais têm sido os efeitos desta pandemia na economia do nosso país?

Os efeitos desta pandemia na nossa economia são danificantes, como lojista noto que os clientes e mesmo eu, como consumidora, temos mais cuidado com os gastos e muitas pessoas perderam grande parte do seu poder de compra, o facto de termos estado duas vezes em confinamento também afetou muitos negócios, e vejo isso todos os dias, pois no shopping onde trabalho muitas lojas, algumas até bastante conceituadas, fecharam as portas.


5. Que lições podemos retirar desta pandemia? 

Acho que devemos aprender a ter empatia e a termos cuidado connosco e com os outros, respeitar quem nos rodeia e quem está a dar o seu melhor para as coisas melhorarem.


Entrevista realizada por Ana Matilde Reis
Coordenação/Tutoria: Professora Ana Sofia Pinto