Alice Samara


Alice Samara

Maria Alice Samara, nascida em 1974, é mestre em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorada em História Institucional e Política pela mesma universidade, onde é investigadora do Instituto de História Contemporânea. Em 2003, recebeu o Prémio Fundação Mário Soares, atribuído pela sua dissertação académica "Sob o Signo da Guerra. Verdes e Vermelhos no Conturbado Ano de 1918". Foi bolseira da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, no âmbito do projeto Ophir. Especialista em século XX, nomeadamente na I República, participa regularmente em colóquios e seminários e escreveu ainda artigos para a revista História e para as edições Público/El País. É coautora do livro "Viver e resistir no tempo de Salazar".  


Nesta entrevista, a historiadora Alice Samara explica:

- As causas e consequências da crise económica e financeira de finais do século XIX. As condições de trabalho neste período da história de Portugal.

- As consequências políticas, económicas e sociais da participação de Portugal na 1.ª Guerra Mundial. O mundo laboral é também alvo de análise.

- Os efeitos do crash da Bolsa de Nova Iorque em Portugal.  



Entrevista realizada por Ana Matilde Reis
Coordenação/Tutoria: Professora Ana Sofia Pinto